Institucional

FUNDAÇÃO DA APESC

ELEMENTOS COLHIDOS PELO PROF. LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS, ATRAVÉS DE PESQUISA FEITA NO INÍCIO DE MAIO DO ANO 2004, SOBRE A FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CERÁ – APESC.


I – CRIAÇÃO DA ENTIDADE

O Boletim nº 48, da Universidade Federal do Ceará na pág. 243, registra, na sessão do Conselho Universitário, realizada no dia 2 de maio de 1964, a seguinte notícia: “Facultada a palavra para comunicações, informou o Conselheiro Luís Cruz de Vasconcelos que, no próximo dia 8 de maio, será realizada uma Assembléia Geral dos Professores Universitários do Ceará, tendo em vista a criação da Associação da classe no Estado, órgão que se constituiria um núcleo da Associação Nacional dos Professores do Ensino Superior, da qual o Diretor da Faculdade de Direito é Presidente”.

O PROGRAMA COMEMORATIVO DO 1º ANIVERSÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO PROF. LUIS CRUZ DE VASCONCELOS, COMO DIRETOR DA FACULDADE DE DIREITO, menciona o seguinte: “Dia 08 de maio de 1964, às 10,00 horas, reunião no Anfiteatro da Faculdade de Direito, para a fundação da ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ (APESC)”:

O jornal “O POVO”, edição do dia 6 de maio de 1964, na pág. 2, escreve: “Conforme noticiário da imprensa da época, foi fundada em Curitiba, no Paraná, em outubro de 1962, a Associação Nacional dos Professores do Ensino Superior, para cuja presidência foi eleito o Prof. Luís Cruz de Vasconcelos, um dos delegados do Ceará, no Congresso de Professores ali realizado.

“Desde então se vêm criando as Associações Estaduais, das quais sairão os elementos que vão compor o Conselho Nacional de Professores do Ensino Superior.

“COMPARECEU O PROF. LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS À REDAÇÃO DO POVO PARA NOS PEDIR A CONVOCAÇÃO DE TODOS OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO PARA A REUNIÃO QUE ESTÁ PROGRAMADA PARA A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 8, NO ANFITEATRO DA FACULDADE DE DIREITO, ÀS 10,00 HORAS, A FIM DE CRIAR A ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ.
“No dia 4 do corrente foi instalada oficialmente, em uma das dependências da Faculdade de Direito, a Presidência da Associação Nacional. Agora, esta se movimenta para fundar a Estadual.

“FICA, PORTANTO, FEITA A CONVOCAÇÃO DE TODOS OS MESTRES DAS DIVERSAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.”


II – CRIAÇÃO DA APESC

Vê-se, no Relatório do Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Luís Cruz de Vasconcelos, ao Magnífico Reitor da Universidade Federal do Ceará, “concernentes às atividades de 1964: “NÃO ADMIRA, POIS, QUE TENHAMOS TIDO, AQUI, POR NOSSA INICIATIVA, EM MAIO DE 1964, A CRIAÇÃO DA associação dos ex-alunos e da ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ (APESC), entidades que, sem dúvida, dentre em pouco, importante papel desempenharão nos destinos universitários do Ceará”.

E, naquele mesmo BOLETIM, nº 48, na pág. 244, na sessão do Conselho Universitário, realizada no dia 9 de maio de 1964, sob a Presidência do Vice-Reitor em exercício, Prof. Fernando Leite, lê-se: “Facultada a palavra para comunicações, o Conselheiro Luís Cruz de Vasconcelos informou que, conforme anunciara na sessão anterior, TIVERA LUGAR NO DIA 8 DE MAIO CORRENTE, NO AUDITÓRIO DA FACULDADE DE DIREITO, A SOLENIDADE DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ, ATO QUE CONTARA COM A PRESENÇA DE VÁRIOS DIRETORES DE ESCOLAS E DE GRANDE NÚMERO DE PROFESSORES. Naquela ocasião fora eleita a primeira Diretoria, cabendo a Presidência ao Prof. Aderbal Nunes Freire, da Faculdade de Direito.


1964 – 2014